quarta-feira, 9 de abril de 2008

Guincho (Larus ridibundus)

Identificação: Gaivota de pequeno tamanho, distingue-se das outras espécies pelo padrão característico da ponta das asas: brancas por cima escuras por baixo, com as rémiges primárias bordadas de preto. Durante a Primavera e o Verão apresenta a cabeça negra, como se mostra na figura, mas durante o Inverno possui apenas duas marcas escuras situadas junto ao ouvido.

Hábitos: Nidifica na Europa Central e nas Ilhas Britânicas. Em Portugal, o Guincho ocorre sobretudo durante o Outono e Inverno. Embora seja mais abundante durante esta época do ano, algumas aves sexualmente imaturas permanecem em Portugal durante a Primavera e o Verão. É a gaivota mais abundante no nosso país.

Tal como a Gaivota prateada, o Guincho é uma espécie muito adaptável, podendo ser encontrada no litoral, em rios, barragens, campos agrícolas e mesmo nas lixeiras, onde por vezes se alimenta.

Abundância: Ocorre em todo o litoral do Parque Natural, mas é mais frequente junto às praias. Por vezes, pode ser observado em campos agrícolas.

Alimentação

Biótopos

Ciclo Anual

Comprimento

Consome uma grande variedade de alimentos, incluindo pequenos peixes, insectos ou animais mortos e arrastados à costa. Junto à saída dos esgotos é frequente observarem-se bandos de Guinchos alimentando-se de excrementos e de outros detritos orgânicos.

Mar / Arribas costeiras / Meio urbano / Campos agrícolas / Rios e Lagos

Invernante

35-38cm

1 comentário:

  1. As suas fotos são realmente encantadoras. Denota-se que é um grande apreciador da natureza e que tem uma enorme capacidade de captação do momento.
    Como amante da natureza que sou, fico bastante orgulhosa ao ver a vida do estuário do Cávado tão bem documentada.
    Parabéns!
    Tânia Fernandes

    ResponderEliminar