quinta-feira, 25 de março de 2010

Chapim-real (Parus major)


O chapim-real (Parus major), é o maior dos chapins portugueses e uma espécie bastante comum em toda a Europa e Ásia. Ele pode ter de 13 a 14 cm de comprimento e é facilmente identificado devido ao peito amarelo com uma faixa preta que liga a garganta ao abdômen. Os machos possuem um corpo maior que as fêmeas, uma cor amarelada mais forte, e uma faixa preta mais larga, é com base nestas características que podemos realizar a distinção entre os sexos dos Chapins Reais. O cantarolar destas aves é igual a qualquer outro chapim, no entanto, o chamamento mais conhecido é o "teacher-teacher" que se ouve na maioria das vezes na Primavera. Os Chapins Reais são maioritariamente insectívoros, isto é, a sua alimentação é essencialmente de insectos. A dieta dos Chapins Reais também envolve algumas sementes e frutas. Eles preferem alimentar-se de lagartas, aranhas, durante a época de reprodução, para alimentarem as suas crias, visto que os insectos são grandes fontes de proteínas.
O período de reprodução dos Chapins Reais começa em Março, estas aves normalmente reproduzem-se num buraco de uma árvore ou numa parede. O ninho é geralmente constituído por musgo, ervas, penas, plantas secas que permitem dar uma melhorar camuflagem, e consequentemente uma melhor protecção das suas crias. Os Chapins Reais felizmente não se encontram em riscos de extinção, uma vez que estas aves têm se adaptado bem aos novos meios que os rod
eiam.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Estrelinha-real (Regulus ignicapilla)



A estrelinha-real (Regulus madeirensis) é uma pequena ave passeriforme, com 8 a 8,5 centímetros de comprimento.A estrelinha-real é um elemento da família Regulidae do género Regulus e até recentemente considerado como uma subspécie de Regulus ignicapillus.. A estrelinha real alimenta-se de insetos. Os seus ninhos são constituídos de teias de aranha, turfa e gravetos, suspensos em galhos de árvores e com a forma de uma bola.