quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Asilidae ( Díptera)

Depois de muito tentar, consegui fotografar esta super mosca em plena actividade a quem os Americanos e Ingleses chamam de Rober Fly.

Estas moscas pertencem á família Asilidae e penso que esta espécie é a Asilus cbroniformes.São grandes moscas predadoras que se alimentam de outros insectos, ( que capturam em pleno voo), e também aranhas.

Caçam agressivamente qualquer insecto que posam dobrar, incluindo aqueles com boas defesas como abelhas ou vespas. Após a captura, imobiliza-os, e mata-os com o uso da saliva paralisante, injectada através da hipofaringe. O conteúdo liquido da presa é então sugado pela probóscide.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Ganso-do-Egito ( Alopochen aegyptiacus )


Ordem: Anseriformes

Família:
Anatidae

Nome popular:
Ganso do Egito

Nome em inglês:
Egyptian goose

Nome científico:
Alopochen aegyptiacus

Distribuição geográfica:
África subsaariana

Habitat:
Bacias hidrográficas em regiões florestais e de savana

Hábitos alimentares:
Vegetais, pequenos invertebrados e sementes.

Reprodução:
postura de 5 a 12 ovos, incubados por cerca de um mês.

Período de vida:
cerca de vinte anos

O ganso-do-egito é um tanto diferente dos outros gansos, e é uma espécie relativamente pacífica. São adultos quando atingem dois anos, ao atingirem a maturidade sexual. Durante um mês, o casal incuba de 5 a 12 ovos, que ao nascerem seguirão a primeira coisa que virem como sua mãe. Este fenômeno ganhou o nome de “Imprinting” dos cientistas, e pode ser entendido como “Estampagem de comportamento”. É como um aprendizado quase instantâneo, e muito difícil de ser esquecido. Este comportamento ficará “estampado” no indivíduo, às vezes por toda a vida, e já originou situações engraçadas como gansinhos adotando pessoas, cachorros e até baldes como suas mães.